quarta-feira, 23 de junho de 2010


REDAÇÃO SOBRE O RACISMO.




O Brasil é um pais que possui uma grande diversidade étnica. Somos uma verdadeira mistura: negros, índios, asiáticos, europeus...e essa mistura torna a nossa cultura riquíssima. A cocada e feijoada originaram-se dos negros, o pão dos europeus, os remédios naturais dos indígenas, e embora exista uma diversidade, o preconceito no pais ainda encontra-se presente.

Podemos encontrar o preconceito direto ou indireto. Existem pessoas que simplesmente não se sentam ao lado de negros no ônibus, outras que não permitem que sua filha branca case-se com negros; nestes casos o preconceito é explicita. Porem, através de cotas, por exemplo, encontramos o preconceito disfarçado. Os negros e indígenas recebem cotas nos vestibulares, mas esse sistema que é visto como meio de inclusão é, na realidade, uma exclusão. Não podemos medir a capacidade intelectual de uma pessoa por sua cor. O indígena e o negro são tão capazes de estudar e passar no vestibular, ingressando em ótimos cursos de excelentes universidades, tanto quanto um branco.eles não são dignos de penas, muito pelo contrario, eles são dignos de admiração, pois participaram de nossa historia e formação cultural.é muito raro ver um negro como protagonista de um filme ou novela. Geralmente o negro é o empregado ou personagem sem importância.eis outra forma de preconceito implícito.

Portanto é preciso considerar que a cor da pele não influencia no caráter, no intelecto de uma pessoa. O preconceito gera apenas exclusão, fronteiras, barreiras, com isso surgem diversos problemas, entre eles a desigualdade social. Até quando viveremos em uma sociedade que se limita a enxergar exterior? Somos formados pelos mesmos órgãos, respiramos o mesmo ar, todos habitamos o mesmo planeta; mas, se ser humano é ser animal racional, nem todos nos somos humanos.



Caroline Rufatto 3° ano





Nenhum comentário:

Postar um comentário